segunda-feira, 23 de outubro de 2006

O PCP e os talibans

Movido pela curiosidade, após a notícia de hoje do DN sobre o PCP e a Coreia do Norte, fui parar ao comunicado do Comité Central de 17 de Outubro de 2006. A certa altura, no capítulo anti-imperialista do comunicado deparei-me com a seguinte frase: "Os EUA e as grandes potências da NATO respondem à forte resistência dos povos do Afeganistão e do Iraque com o reforço das forças militares de ocupação e a intensificação da sua acção repressiva e destruidora".

Ficamos, pois, a saber que:

1. A intervenção militar no Afeganistão contra o regime dos talibans que albergava Bin Laden e a invasão do Iraque em busca de armas de destruição massiva que não existiam são arrumadas pelo PCP no mesmo capítulo, a saber o da "solidariedade com os povos vítimas das agressões, ingerências e ameaças do imperialismo".

2. A resiliência da capacidade militar dos talibans associados aos senhores da droga no Afeganistão é considerada pelo PCP como sinal local da forte resistência dos povos ao imperialismo.

3. A presença militar da NATO no Afeganistão é vista pelo PCP como acção repressiva e destruidora.

Acredito que nem o mais primário anti-comunista fosse capaz de imaginar o PCP tão associado à causa dos talibans. O que pensará o Comité Central do uso da burka? Que é um acto anti-imperialista de resistência popular?