domingo, 25 de maio de 2008

Férias de Verão mais curtas melhorariam os resultados escolares

As crianças têm férias demasiado longas no Verão e isso fá-las regredir nas competências na leitura e na matemática, especialmente se provêm de meios mais desfavorecidos. Seria melhor dividir o ano escolar em sequências lectivas de oito semanas com pequenas pausas no meio. Estas conclusões referem-se ao Reino Unido e são de um estudo do Institute for Public Policy Research citado hoje na BBC News.
As conclusões do estudo não me surpreendem, antes confirmam a percepção que já tinha. É provável que a existência de ciclos lectivos de oito semanas acompanhados de pausas de uma a duas semanas e de apenas um mês de féria de Verão melhore os resultados escolares. Atendendo aos nossos problemas de rendimento escolar, que afectam mais seriamente os alunos mais desfavorecidos, vale a pena tentar.
A medida ficava bem no Programa do PS para a próxima legislatura, embora possa causar resistências de vários tipos, sobretudo nos que estão mais preocupados em garantir que a escola reprova o suficiente do que com as aprendizagens dos alunos com dificuldades e nos que acham que as crianças são "institucionalizadas" excessivamente na escola.