quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PSD: não ganham nada com isto

O PSD, via JSD, lançou hoje uma campanha contra José Sócrates. Não reproduzo aqui o cartaz que foi posto em Almada porque não vejo a utilidade de lhe dar publicidade, sequer para o denunciar.
É evidente que José Sócrates e o PS só podem esperar deste ano uma sucessão de campanhas negativas, de partidos à sua direita e à sua esquerda e que não as deve sobrevalorizar nem ignorar. Mas esta é duplamente infeliz.
É infeliz porque ataca um político com base no que, a ser verdade, seria um defeito de carácter. Chamar mentiroso ao adversário político não dignifica quem o chama.Daí que o PSD se esconda atrás da JSD para o fazer. Mas continua a não ser digno da atitude política que esperava de Manuela Ferreira Leite. A menos que ela também tenha sabido da sua própria campanha pelos jornais...
Volta a ser infeliz porque se reporta a uma meta de emprego que foi definida há quatro anos. Não será atingida, concerteza. Talvez o fosse se não houvesse crise internacional e até talvez não, mas nunca o saberemos. Mas seguramente, com a crise que vai pelo mundo, não se pode com honestidade dizer que a promessa era uma mentira, a menos que o PSD julgo que a existência da crise mundial e dos seus efeitos é uma mentira do governo. Nessse caso em que mundo viverão os estrategas do PSD?
Há marketing que talvez não faça bem ao partido que o apadrinha, mas seguramente faz mal à democracia. Esta campanha do PSD é dessa família. Oxalá haja por lá alguém que o perceba.