sexta-feira, 8 de julho de 2005

Globalização: confrontos

Citação 1. “O que se impõe é a suspensão e inversão das actuais políticas de liberalização do comércio. O que é necessário é a criação de um sistema de trocas justo e equitativo, orientado para o real desenvolvimento das potencialidades de cada país, de modo sustentado — sem relações de domínio e dependência — e para a melhoria urgente das condições de vida dos povos do mundo e o assegurar dos seus direitos.”
• Intervenção de Pedro Guerreiro, do Partido Comunista Português, no Parlamento Europeu, sobre a aplicação das regras da OMC por parte da China (12 de Maio de 2005)

Citação 2. “A burguesia, pela sua exploração do mercado mundial, configurou de um modo cosmopolita a produção e o consumo de todos os países. Para grande pesar dos reaccionários, tirou à indústria o solo nacional onde firmava os pés. As antiquíssimas indústrias nacionais foram aniquiladas, e são ainda diariamente aniquiladas. […] Para o lugar da velha auto-suficiência e do velho isolamento locais e nacionais, entram um intercâmbio omnilateral, uma dependência das nações umas das outras.”
• Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, Lisboa, Edições Avante, 1999, p. 40 (ed. original: 1848)