domingo, 10 de julho de 2005

Livros [4]


Bourdieu Posted by Picasa

Sobre a Televisão, por Pierre Bourdieu
Oeiras, Celta, 1997 (ed. original: 1996), 116+xii pp.
Tradução de Miguel Serras Pereira

Pierre Bourdieu apresentou, na televisão, estas duas lições sobre a televisão. Na primeira, analisou os mecanismos da censura invisível e desvendou alguns dos segredos da fabricação das imagens e dos discursos televisivos. Na segunda, argumentou que a televisão, dominando o mundo do jornalismo, alterou profundamente o funcionamento de universos tão diferentes como os da arte e da literatura, da filosofia e da política, da justiça e da ciência, submetendo-os à lógica das audiências.
Índice «Prólogo. O estúdio e os bastidores. A estrutura invisível e os seus efeitos. Anexos: a influência do jornalismo; os Jogos Olímpicos. Posfácio: o jornalismo e a política.»
Citação «Acontece também que os jornalistas, à falta de observarem a distância necessária à reflexão, possam desempenhar o papel do bombeiro incendiário. Podem contribuir para criar o acontecimento, exibindo com destaque um caso do dia (o assassínio de um jovem francês por um outro jovem também francês, mas “de origem africana”) para a seguir denunciarem os que vêem deitar azeite na fogueira que eles próprios acenderam, ou seja, a Frente Nacional, que, evidentemente, explora ou tenta explorar “a emoção suscitada pelo acontecimento”, como dizem os próprios jornais que o criaram dando-lhe a primeira página, enfiando-o na abertura de todos os telejornais, etc. — e que podem por fim garantir-se um ganho de virtude, de beleza de alma humanista, denunciando em altos brados e condenando sentenciosamente a intervenção racista daqueles que contribuíram para a fazer e a quem continuam a oferecer os seus melhores instrumentos de manipulação.» [Bourdieu, 1997: 71]

Pierre Bourdieu (1930-2002), um dos mais influentes sociólogos contemporâneos, foi professor no Collège de France e investigador na École des Hautes Études en Sciences Sociales.