terça-feira, 25 de outubro de 2005

O meu Moleskine virtual #2

O que se passa na Europa Central e de Leste sugere que estes países estão a seguir um de dois caminhos para saír da "transição". De um lado, há os que estão à procura da democracia social de mercado, também conhecida por modelo social europeu. Do outro, os que seguem o pluralismo político semi-autoritário que caracterizou durante décadas a América Latina.
O segundo tipo de regimes tem eleições livres e pluralismo partidário, mercados pouco regulados, fortes desigualdades sociais e, frequentemente, elevados níveis de corrupção e arbitrariedade do Estado e das instituições a ele ligadas.
O primeiro está a ganhar terreno na maior parte dos países que aderiram ou têm a expectativa realista de aderir à UE. O segundo implanta-se na órbita da Rússia.
O que é certo é que a Leste a escolha não é entre a democracia liberal norte-americana e a democracia social europeia mas entre esta e a pax russa. OS EUA não deram por isso ou desligaram-se do assunto? E a Europa pode desistir outra vez de uma parte de si? Por onde passará a nova fronteira?