sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Pobreza e desigualdade: Portugal na UE25


Acaba de ser publicado pela Comissão Europeia o Employment in Europe 2005 que, para além do mais, inclui a tabela ao lado.
Em tempos de debate sobre o Orçamento de Estado e em plena batalha presidencial, vale a pena notar que:
1. Portugal continua ser o campeão europeu da desigualdade na distribuição de rendimentos (Gini coefficient);
2. O risco de pobreza decorrente do funcionamento da economia (Risk of poverty before social transfers), sendo em Portugal superior à média da UE, está longe de ser anormalmente elevado entre nós;
3. O pior, porém, é que, como o nosso sistema de protecção social é ainda incipiente (Risk of poverty after social transfers), as correcções introduzidas pelos estado social são limitadas e, em consequência, o risco de pobreza depois de transferências sociais é o segundo mais alto da UE25, sendo igualado pela Espanha e pela Itália (19) e superado apenas na Grécia, na Irlanda e na Eslováquia.
4. A relação entre o risco de pobreza depois de transferências sociais e o grau de desenvolvimento dos países (GDP per capita) sugere que é na história e nas escolhas políticas - e não no grau de desenvolvimento económico - que se devem procurar as respostas para os problemas da desigualdade e da pobreza

É por isto que parece que vale a pena ligar estes dados aos que o Rui Pena Pires incluiu no post que precede este.
É claro que se pode continuar a defender as teses da direita sobre a redução de impostos e sobre as pseudo-vantagens do estado social mínimo. Mas convinha que, os que que assim pensam, mostrassem indicadores que contrariem estes.