quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Como incrementar o pluralismo cultural?

Simples. Recusando o multiculturalismo e promovendo o cosmopolitismo.
Ao contrário do que se pensa, as ideologias e políticas multiculturalistas não promovem o pluralismo cultural, mas o reconhecimento da diferença sociocultural entre colectividades (por exemplo, étnicas). Ora, o número de colectividades socioculturais diferentes acomodáveis numa mesma sociedade é sempre mais reduzido do que o número de variações nas identidades culturais individuais.
O pluralismo cultural é pois maior quando os acréscimos de diversidade cultural são baseados na multiplicação de referências combinadas no desenvolvimento da identidade individual e não em processos de segmentação em colectividades socioculturais: ou seja, em que múltiplas pertenças colectivas se intersectam de modo variável, suportando a individualização, em lugar de se sobreporem, subordinando as escolhas individuais às pertenças colectivas.
Sociedades cosmopolitas são sociedades caracterizadas pela multiplicação das intersecções singulares das pertenças socioculturais individuais. E, por isso, com muito mais pluralismo cultural do que as sociedades multiculturalistas.
E, já agora, sociedades também muito mais livres.