domingo, 20 de novembro de 2005

Globalização: alguns debates em curso

Em dois livros recentemente editados, recusa-se quer a demonização da globalização, quer a aceitação da sua forma actual como facto inelutável. Se ambos os livros partem da afirmação da relevância desta tendência contemporânea, nem num nem noutro, o Estado-nação é visto como uma entidade política que teria sido desapossada da totalidade das suas funções. Pelo contrário, em ambas as obras se discutem as alternativas estratégicas ao chamado “Consenso de Washington” e às políticas neoliberais nele preconizadas.
A primeira destas duas obras, que foi recentemente editada em Portugal numa cooperação entre a Celta, o ISCTE e o escritório da OIT em Lisboa, é especialmente interessante para quem estiver interessado na dimensão social da globalização e resulta do trabalho da Comissão Mundial Sobre a Dimensão Social da Globalização, presidida conjuntamente por Tarja Halonen, Presidente da República da Finlândia, e por Benjamin Mkapa, Presidente da República Unida da Tanzânia.


Por Uma Globalização Justa.
Criar Oportunidades Para Todos

Índice
Parte I PARA UMA GLOBALIZAÇÃO AO SERVIÇO DE TODOS: UMA VISÃO QUE IMPÕE MUDANÇAS
Para uma globalização ao serviço de todos: uma visão que impõe mudanças. Onde estamos actualmente? Para onde queremos ir? Como lá chegar? Um enquadramento ético mais forte. Para uma comunidade global: reforçar o diálogo e a governação.
Parte II A GLOBALIZAÇÃO E O SEU IMPACTO

II.1 Pontos de vista e percepções. Pontos de convergência. África . Mundo árabe. Ásia. América Latina e Caraíbas. Países em transição da Europa e da Ásia Central. Europa Ocidental e América do Norte. Mundo dos negócios, mundo do trabalho e sociedade civil.II.2 A globalização: natureza e impacto. Introdução. Principais características da globalização. O contexto institucional. O impacto da globalização.
Parte III A GOVERNAÇÃO DA GLOBALIZAÇÃO
III.0 Introdução.III.1 Começar a nível local. Capacidades e políticas nacionais. Responsabilizar ao nível local. A integração regional como trampolim.III.2 A reforma da governação global.III.2.1 Quadro analítico. Globalização e governação. Principais deficiências da governação global contemporânea. Resultados desequilibrados.
III.2.2 Regras justas. Introdução. Espaço para o desenvolvimento nacional. Regras multilaterais para o comércio. Regras para os sistemas de produção globais. Reforma da arquitectura financeira. O trabalho na economia global.III.2.3 Melhores políticas internacionais. Introdução. Recursos para atingir os objectivos globais . Atingir os objectivos chave. Fazer do trabalho digno um objectivo global. Integrar objectivos económicos e sociais.III.2.4 Instituições mais transparentes na sua acção. Reforçar o sistema multilateral. Estados-nação. Parlamentos. Empresas. Organizações de trabalhadores. O diálogo social em sistemas de produção globais. Sociedade civil. Comunicação e meios de comunicação social. Governação em rede.

Parte IV MOBILIZAR PARA A MUDANÇA. IV MOBILIZAR PARA A MUDANÇA
Introdução. Acompanhamento a nível nacional. O sistema multilateral. Melhor desenvolvimento de políticas. Apoio à investigação. Apoio institucional.
ANEXOS
A.1 Guia das propostas e recomendações. A.2 Origem e composição da comissão. A.3 Reuniões, consultas e investigações organizadas pela comissão. Índice remissivo.

Editor: Celta.


A segunda obra — Debating Globalization — resulta é organizada conjuntamente por David Held e pelo grupo Open Democracy, constituindo uma introdução breve e acessível aos debates em curso no mundo de língua inglesa quanto às alternativas políticas ao “Consenso de Washington” e à “Agenda de Segurança de Washington”.

Da apresentação do editor
In an extended analysis, David Held provides a robust critique of the present order and sets out his alternative vision. Building on arguments he made in Global Covenant, he calls for a new global political agenda, informed by social democratic political values. His analysis has been criticized by leading figures and their responses follow in this book. There are chapters by, among others, Martin Wolf, Roger Scruton, Grahame Thompson, David Mepham, Meghnad Desai, Maria Livanos Cattaui, Patrick Bond, Benjamin Barber, John Elkington, Takashi Inoguchi, Narcís Serra, and Anne-Marie Slaughter and Thomas N. Hale. The volume ends with David Held's reply to his critics.

Editor: Polity Press.