sexta-feira, 4 de novembro de 2005

"This is not what America stands for"

1. A notícia da possibilidade de haver campos de detenção ilegais geridos pela CIA na Europa só é novidade por causa da localização.
Há anos que se sucede a alegação da existência de campos secretos e já tinha sido noticiado que o Vice-Presidente Dick Cheney está a tentar evitar que a legislação sobre tratamento cruel e degradante se aplique aos agentes da CIA. Um passo tão arriscado só deve ter sido dado por haver um fundamento forte que o justifique.
Mas a localização não é irrelevante. Os europeus são - e bem - muito reactivos a tal possibilidade. A CIA não pode ignorá-lo, portanto, a escolha só pode ser sinal de uma enorme provocação ou da existência de problemas sérios. Nenhuma das hipóteses é reconfortante.

2. Os auto-designados atlantistas hão-de dar-nos uma explicação tranquilizante e criticar o injustificado exagero anti-americano da reacção apressada da velha Europa. Enquanto preparam o discurso, talvez valha a pena que anotemos que há quem tenha lido assim a notícia:

"This is not what America stands for. This is more like Chile under [former dictator Augusto] Pinochet, or Argentina under the [former] junta" .

Não se trata, registe-se de nenhum intelectual europeu radical mas de um membro do Congresso (Jim McGovern, democrata do Massachusetts).