sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Da tradição nacional

A transformação progressiva da Net numa biblioteca digital permite-nos aceder a textos clássicos esgotados ou de difícil acesso na versão em papel.
Hoje, a referência a um texto a que se regressa sempre com prazer para descansar dos apelos à Pátria ou às seculares tradições nacionais, disponível, em versão integral, no No Portal da História: de Antero de Quental, as Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos (discurso proferido numa sala do Casino Lisbonense, em Lisboa, no dia 27 de Maio de 1871, durante a 1.ª sessão das Conferências Democráticas).

CitaçãoAs raízes do passado rebentam por todos os lados no nosso solo: rebentam sob forma de sentimentos, de hábitos, de preconceitos. Gememos sob o peso dos erros históricos. A nossa fatalidade é a nossa história. / Que é pois necessário para readquirirmos o nosso lugar na civilização? Para entrarmos outra vez na comunhão da Europa culta? É necessário um esforço viril, um esforço supremo: quebrar resolutamente com o passado.