domingo, 5 de fevereiro de 2006

Capitulação e oportunismo

1. Só num país em que não há liberdade de expressão pode um governo responder pelas opiniões de um jornal publicado nesse país. Só num país em que não há liberdade individual pode toda uma nação responder pelas opiniões de um jornal publicado por membros dessa nação. Só o ódio religioso pode justificar que se responda com violência a uma opinião, independentemente da justeza dessa opinião.
Não aceito a inversão das responsabilidades neste caso das caricaturas de Maomé. Como não aceito a mínima capitulação perante as pressões visando estender à Europa a falta de liberdade e o confessionalismo que reina no Médio Oriente.

2. Bush já declarou a sua compreensão pela reacção muçulmana. Os radicalmente reaccionários novos governantes polacos ainda se esforçaram mais, insistindo na necessidade de limites mais apertados à liberdade de expressão. Por outro lado, vários líderes religiosos, de todos os credos, aproveitam a janela de oportunidade e tentam uma redução da laicidade do Estado.
Por cá, suspeito, vamos esta semana ser presenteados com artigos de grande compreensão para com a turba islâmica assinados por Mário Pinto, João César das Neves e António Bagão Félix. Vai uma aposta?
É que alguns dos nossos liberais só querem Estado a menos na economia e no social. Mas reclamam sempre por mais Estado quando se trata de direitos cívicos…