sábado, 6 de janeiro de 2007

O que se passou em Portugal no âmbito dos alegados voos da CIA?

Um após outro, Ana Gomes vai recolhendo indícios de que práticas condenáveis dos EUA em matéria de violação dos direitos humanos podem ter sido praticadas com recurso a passagens pelo solo português. Com isso demonstra que a verdade exige esforço de quem a procure.
O que preocupa Ana Gomes é algo que, a ter acontecido, se passou no âmbito de uma guerra que José Sócrates condenou veementemente desde o primeiro dia e num momento em que o PS era oposição. Mesmo que assim não fosse, seria algo que deveria condenar sempre. Provavelmente as autoridades portuguesas nem sequer terão sabido que acontecia, se é que aconteceu. Por que se incomodam tanto, então, alguns camaradas do meu partido com o esforço de apuramento do que se passou? Portugal, o Governo e o PS não têm nada a perder por se saber toda a verdade sobre os alegados voos da CIA.
Já era tempo de deixar de tentar varrer o assunto para debaixo do tapete e transformar Ana Gomes na cavaleira solitária desta questão. Que tal, se a Assembleia da República arranjasse uma forma de a ouvir e investigasse por sua iniciativa o que houver a investigar? Era mais produtivo do que tentar culpar o mensageiro.