domingo, 13 de maio de 2007

François Héran (2007)
Le Temps des Immigrés
Paris, Le Seuil / La République des Idées

La République des Idées é um clube de reflexão e debate político, dirigido por Pierre Rosanvallon, que procura incorporar nessa reflexão os contributos mais recentes das ciências sociais. Um dos instrumentos do clube é a colecção que, com o mesmo nome, publica nas edições de Le Seuil.
Já este ano, saiu nessa colecção de pequenos ensaios Le Temps des Immigrés, de François Héran, demógrafo e director do INED (Institut National d’Études Démographiques). Um ensaio que é de leitura obrigatória para todos os que estudam o domínio das migrações internacionais, bem como para os que sobre este domínio têm que tomar decisões que afectam o seu desenvolvimento.
François Héran demonstra de modo muito claro por que é impossível, mesmo em França, desenvolver uma política natalista em substituição do contributo demográfico da imigração. Demonstra também que esse contributo não impedirá o envelhecimento das sociedades europeias, mesmo das que, como a França ou a Suécia têm uma fecundidade mais elevada. Porém, sem o contributo da imigração será impossível manter o número absoluto de activos e crescer demograficamente. Resumindo, «la migration de peuplement deviendra le principal, voire l’unique facteur de notre croissance démographique. Même si la France maintient sa fécondité, elle ne pourra plus croître sans la migration».
Neste contexto, o autor analisa ainda a tese da substituição de uma imigração “suportada” por uma imigração “escolhida”, concluindo que a experiência internacional revela que só há eficácia selectiva nas políticas migratórias quando, entre outras condições, o volume da imigração é elevado. Ou seja, “suportada” ou “escolhida”, a imigração na Europa tenderá a crescer nos próximos tempos, sendo esse crescimento indispensável para sustentar a demografia europeia.
A ler.