Podiam explicar-se, sff?
A história do telemóvel da aluna do Porto é razoavelmente conhecida ... e, evidentemente, inaceitável.
Perante esses acontecimentos, que fazem dois representantes de partidos da oposição, um do PSD, outro do CDS-PP? Apelam a que a escola onde o incidente teve lugar use das competências de que dispõe para averiguar os factos e, sendo caso disso - como sugerem as imagens de vídeo - punir a aluna e os demais prevaricadores? Exprimem publicamente solidariedade com a professora?
Nada disso: um desses responsáveis partidários pede a presença da Ministra da Educação no Parlamento; o outro culpa o Estatuto do Aluno.
Já agora, para evitarem ser confundidos com demagogos entregues a manobras politiqueiras de baixo nível, podiam fazer dois favores aos vulgares cidadãos com quem partilham o espaço público: (i) explicar quais são as inovações introduzidas pelo Estatuto do Aluno que consideram ter originado os factos ocorridos na escola secundária do Porto ou que os tornam insusceptíveis de punição e (ii) indicar as propostas recusadas pelo Governo ou pela maioria parlamentar do PS que, se estivessem em vigor, teriam evitado os desacatos que se podem ver na internet e que o Expresso publicitou.