quarta-feira, 23 de abril de 2008

A teologia do Avante

Em artigo de opinião publicado no Avante, o concurso Audax da RTP2 e do ISCTE, sobre empreendorismo jovem, passa à categoria de “ofensiva ideológica” (presume-se que contra os trabalhadores, mas é preciso deduzi-lo do resto do texto).

1. Os argumentos são notáveis. Afirma-se, em primeiro lugar, que o “‘empreendorismo’ é um conceito que tem sido muito promovido nos últimos anos pelo capitalismo”, sem que a autora se aperceba que a frase não tem qualquer sentido: o capitalismo não promove ideias porque o capitalismo não é gente e só gente concreta pode ter e promover ideias. Em segundo lugar, sustenta-se que a ideia de empreendorismo “visa responsabilizar individualmente cada pessoa pelo ‘sucesso’ ou pelo ‘insucesso’ do seu percurso profissional e de vida”. Até pode haver quem associe as ideias de empreendorismo e de meritocracia de tal forma que essa seja uma das leituras possíveis do “conceito”. Será, porém, uma leitura minoritária, muito diferente da que fazem aqueles que simplesmente entendem ser o empreendorismo uma das competências que é útil desenvolver, entre muitas outras, sem qualquer pressuposto bacoco sobre a sua hierarquização.

2. O que ressalta do artigo, para além da argumentação pobre e falaciosa, é a aversão da autora ao empreendorismo, por princípio. Ora, isto sim é campanha ideológica pura e dura, não do capitalismo ou do comunismo mas do Avante e do seu mandante, o PCP. Campanha que visa transformar a acção empresarial em pecado social original, atribuindo-lhe arbitrariamente a origem de todos os males terrenos de hoje.
A cada um a sua teologia.