quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Despeito

1. No blogue sobre educação do PSD, reforçado com a participação de Luísa Mesquita, o tema de hoje prolongava a intervenção de Paulo Rangel no Parlamento: o da crítica ao facilitismo, que emerge sempre que o sucesso aumenta. Da crítica à proposta, baseada na ideia de que é necessário transformar o percurso escolar numa corrida de obstáculos, com mais exames, a pretexto da crítica à caricatura da “escola-passa-todos”. Não sendo solução de sucesso empiricamente verificável, dado não ser praticada em países onde o sucesso escolar é maior, a proposta é de fundamentação ideológica pura e dura.

2. Na página do observatório francês das desigualdades um texto assinala: “le redoublement, facteur d’échec scolaire et d’inégalités”. Com o apoio de dados, duas conclusões: a repetência reforça as desigualdades de partida e a repetência dificulta a recuperação. Citando: “Recommencer à l’identique le même programme ne débouche pas sur une meilleure compréhension, et la décision est souvent vécue très difficilement sur le plan personnel par l’enfant qui se retrouve parmi des enfants plus jeunes. De nombreux pays n’ont plus recours au redoublement pour tenter d’améliorer le niveau des élèves. Les mesures de soutien individualisé, qui se développement, sont nettement préférables.

3. Mais exames ou mais apoio à recuperação? Com base na prova da experiência, a resposta será “mais recuperação”. Com base no despeito de elite, “mais exames”.