sexta-feira, 7 de novembro de 2008

É da liberdade que se trata!

Nem sequer vale a pena discutir os antecedentes, quer do lado do Deputado Regional do PND, quer do lado de Alberto João Jardim, do Governo Regional ou do PSD-Madeira.
O que cada órgão de soberania, cada partido político, cada líder de opinião, fizer ou deixar de fazer, disser ou deixar de dizer, sobre a tentativa de impedir um deputado regional da Madeira de exercer o seu mandato vai marcá-lo definitivamente e dar a conhecer ao país o que o valor que atribui à liberdade.
É disso que se trata: o PSD-Madeira, o Governo Regional e o seu Presidente passaram uma barreira que os desqualifica para a democracia e a convivência democrática, na Região e na República.
Alberto João Jardim conseguiu a proeza de obrigar o “Senhor Silva” – que agora é Presidente da República - a revelar publicamente o valor que dá, ou não dá, à liberdade, a capacidade que tem, ou não tem, para fazer cumprir o mais importante dos mandatos que recebeu directamente dos portugueses: assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas.
O que se passou no Funchal não foi apenas mais um incidente dessa opereta de pacotilha que é a vida política madeirense, nem pode ter apenas consequências regionais.
E é por todas estas razões que o comportamento do Deputado Regional do PND passou de desajustado e irrelevante a potente revelador político: a tentativa de o impedir de exercer o seu mandato dará substância e sentido aos actos e às omissões de todos os que partilham a responsabilidade pela qualidade da nossa democracia.
E antes e acima de todos eles está o Presidente da República.