quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ecologia política

De leitura obrigatória, La Nouvelle Écologie Politique. Économie et Développement Humain, por Jean-Paul Fitoussi e Éloi Laurent, recentemente publicado na République des Idées / Seuil (setembro de 2008, 120 pp.). Examinando as relações entre desenvolvimento, democracia e ecologia, os autores sustentam três teses fundamentais.

1. Em primeiro lugar, que é possível prosseguir o caminho do desenvolvimento humano sem prejudicar os ecossistemas, caminho que teria permitido, sublinham os autores, aumentar mais o nível médio de vida da humanidade entre 1990 e 2000 do que entre o ano 1 da nossa era e 1820.

2. Em segundo lugar, que a sustentabilidade do desenvolvimento não só não é ameaçada pela aceleração do desenvolvimento das economias emergentes como depende, crucialmente, da diminuição das desigualdades entre países que assim se torna possível.

3. Finalmente, e esta é a tese-chave, que a sustentabilidade do desenvolvimento requer mais exigência democrática e, concomitantemente, mais igualdade ecológica.