domingo, 14 de dezembro de 2008

Faz de conta que é uma espécie de avaliação

A Plataforma Sindical dos Professores tinha proposto uma "solução transitória" para a avaliação de desempenho. A FENPROF presta o serviço público de a divulgar. Partindo da auto-avaliação, "preferncialmente através de documento de reflexão" complementada por hetero-avaliação e assiduidade conduziria aos seguintes resultados:


"1.Tendo em conta a existência de quotas e as claras injustiças surgidas no ano transacto em virtude da ausência de critérios claros e objectivos que pudessem ser aplicados, não deverão ser atribuídas menções qualitativas que não sejam as de "Insuficiene", "Regular" ou "Bom", até porque esta é matéria para negociação futura;
2. Em qualquer dos casos, transitoriamente, a atribuição das menções de insuficiente e de Regular não produz efeitos
."


Ou seja, não haveria professores com muito bom nem com excelente e aos que tivessem insuficiente ou regular, "transitoriamente" o resultado não produzia efeito. É ler para crer. Alberto João Jardim já tinha chegado ao mesmo resultado por simples portaria.

Afinal, a Plataforma não tinha mesmo qualquer proposta alternativa de avaliação de desempenho, estava apenas a fazer de conta, a ver se os dias passavam sem que nada acontecesse.