Em favor da massificação escolar
Christian Baudelot & Roger Establet (2009)
L’Élitisme Républicain. L’École Française à l’Épreuve des Comparaisons Internationales
Paris, La République des Idées / Seuil
Mais uma obra a ler da indispensável República das Ideias. Os autores usam os dados do PISA para contestar o elitismo da escola francesa e, simultaneamente, para sustentar que é possível construir um sistema escolar massificado sem prejudicar a qualidade das aprendizagens. Os principais inimigos de uma boa resolução desta equação seriam a repetência, a selecção precoce e as turmas de nível, que acomodariam no terreno escolar a desigualdade social de partida, em lugar de a contrariar. Citando:
“De quoi souffre l’école en France ? D’abord et avant tout de son élitisme : une culture du classement et de l’élimination précoce, doublée d’une grande tolérance aux inégalités et à leur reproduction.”
A ver ainda, na página de La République des Idées dedicada ao livro, os pequenos vídeos de uma entrevista com Christian Baudelot, em particular os subordinados aos temas “La pratique du redoublement est-elle néfaste?” e “Comment réconcilier l’efficacité scolaire et la justice sociale?”. Para terminar, uma referência ao contexto nacional. No primeiro daqueles vídeos, Baudelot considera como “enorme”, e com consequências desastrosas, o nível de repetência em França. Em Portugal, esse nível é mais de duas vezes superior…