quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Insucesso escolar e desigualdade social

Num dos últimos destaques do National Statistics (o equivalente britânico do INE português), sobre desigualdade social, num texto intitulado “Exam results differ by social status”, é analisada a relação entre os resultados obtidos pelos alunos nos exames nacionais do 11.º ano, em 2002, por um lado, e o estatuto social dos seus pais, por outro. Conclusão: a percentagem de alunos filhos de profissionais altamente qualificados com aproveitamento a, pelo menos, cinco disciplinas (77%) é mais de duas vezes superior à percentagem de alunos filhos de trabalhadores com funções rotineiras que conseguem os mesmos resultados (32%).



O gráfico, extraído do artigo, ilustra essa relação. O (pequeno) texto completo pode ser lido na National Statistics Online.

A relação é conhecida de qualquer sociólogo com um mínimo de competência, mas questionada regularmente por diletantes dos estudos sociais com base em preconceitos ideológicos. Leitura recomendada para responder com dados (bem produzidos) às proclamações doutrinárias.