domingo, 23 de outubro de 2005

Estamos todos preocupados (2)


O candidato Cavaco Silva, no discurso de apresentação manifestou-se também preocupado com o aumento do desemprego "nos últimos cinco anos". O economista coraria de vergonha com esta frase. Porque é falsa? Não, porque é manipulatória..
O desemprego português tem um padrão cíclico estável. Em 2004 a taxa de desemprego não era superior à de 10 anos antes e no momento em que o desemprego foi mais baixo nesse ciclo (em 2000), ela não foi mais alta do que no mesmo ponto do ciclo anterior (em 1992). Portanto, criar a ideia de que a situação estrutural do desemprego se agravou, pode corresponder aos desejos de alguns, mas não é verdade.
Podemos, claro, perguntar-nos se a economia não podia estar melhor com outras terapias e se o desemprego não estaria, nesse caso, mais baixo (eu acho que sim, mas Cavaco Silva defende as medidas que Ferreira Leite iniciou).
Como Cavaco defende a política económica seguida a partir de 2002, está a confundir o efeito das medidas que tanto exigiu com uma nova situação estrutural. Como é economista, não o pode estar a fazer por inconsciência dos factos.