quarta-feira, 12 de outubro de 2005

O que exporta a China?

Hoje, no International Herald Tribune, economista-chefe para a China da Hong Kong and Shangai Banking Corporation diz que a China exporta um serviço chamado trabalho , incorporado na parte do processo de produção de bens que é intensiva neste factor de produção. Diz ele:

"While it dominates the textile and footwear export markets, China is well positioned to participate in the labor-intensive stages of production for almost all industies. Imagine what a cheap but well-made Chinese car would do to the U.S. auto market.
The bottom line is that China is effectively exporting labor services: The goods processed with imported materials are no more then vehicles to carry the services of China labor to the world market. The value added in China - about 20 percent once double accounting has been stripped out - represents the cost of labor."

Repare-se que está a falar da integração num bem final reexportado de produtos importados. No modelo típico do século XX, as pessoas deslocar-se-iam para os locais onde todo ou quase todo o bem era produzido. Neste modelo compoentes circulam pelo mundo, maximizando em cada paragem o factor competitivo que leva a escolhê-la, numa cadeia fragmentada e quase impossível de identificar.
O autor do artigo fala disto para explicar porque acha, simultaneamente, que a China não exporta tanto assim e que não tem margem para mexer muito na relação cambial Dolar-Yuan.
A mim, parece-me uma ilustração prática (e de grande dimensão) das hipóteses que venho discutindo em posts anteriores. Isto é, a de que o trabalho se está a cindir do consumo porque perdemos a noção do(s) espaço(s) em que é produzido cada bem e por isso o processo social trabalho perde influência e pode ser desvalorizado e a de que há uma tendência para que, onde no passado havia necessariamente migração de trabalhadores, haja agora migração do trabalho (dos bens a serem "trabalhados", que se tornou fácil fazer circular pelo espaço-mundo).
Nada de muito diferente de dizer que a China está a exportar um serviço chamado trabalho e para o qual dispõe de recursos abundantes.