quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Contributos

A ciência política é enriquecida todos os dias com novos contributos de grande originalidade. Hoje, damos conta de dois.

1. O primeiro é complexo: trata-se de constituir uma estrutura de representação de um corpo que não tem capacidade de escolha de representantes para defender os interesses dos representados que não escolheram representação e não sabem que têm os interesses que os seus não representantes defendem. Confuso? Não precisa, pois esclarece-se já: o que está em jogo é a criação do “sindicato das crianças”, hoje, em Portugal (embora, de facto, também pudéssemos estar a falar de sindicatos de trabalhadores na União Soviética). O contributo tem autor: Eduardo Sá de seu nome.

2. O segundo contributo, menos complexo, é, no entanto, mais surpreendente: a defesa de medidas públicas de apoio social para os ricos. Este aprofundamento do conceito de Estado Providência é reivindicado pelo Bloco de Esquerda que, em projecto de lei sobre os manuais escolares, substitui o critério governamental de distribuição gratuita de manuais apenas aos alunos do básico mais carenciados (cerca de 250 mil), pelo inovador princípio da “total gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do ensino básico e secundário, e não apenas para os alunos do ensino básico mais carenciados”.
Trouxe-me à memória um dos livros de Tom Sharp (A Epopeia de Mr. Skullion), que se desenrola num college universitário britânico com uma filosofia peculiar mas semelhante à do BE: para estender a igualdade de oportunidades de ensino aos menos dotados para o estudo… vendia diplomas.