quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

O que deve fazer o Presidente: a opinião da comunidade do Canhoto

Tivemos aqui uma “sondagem” sobre a relação que deve haver entre o Presidente da República e o Governo. Francamente, prefiro que não lhe chamemos sondagem, porque se tratou mais de pedir aos leitores um comentário “de cruzinha”.
Nesta nossa versão da democracia electrónica funciona o princípio um computador/um voto e 647 máquinas dispararam opinião. A comunidade do Canhoto é semipresidencialista: 32 % gostariam de ver o presidente a aconselhar e ajudar o Governo, 24% a fiscalizar, só 14% o queriam a dirigi-lo e meros 6% a dar orientações.
Para preencher o lugar que os “canhotos” querem que tenha esta função, os portugueses escolheram Cavaco Silva. Ou a opinião recolhida no Canhoto se afasta da maioritária no país, o que é bem possível, ou os portugueses acreditaram que Cavaco será um bom ajudante do Governo.
Talvez me engane, mas dada a natureza das ajudas que imagino que Cavaco gostaria de dar ao Governo, tenho muitas dúvidas de que elas conduzam na direcção dos compromissos assumidos pelo PS com os eleitores.


[clicar para abrir em janela própria]
Nota: respostas em percentagem do total dos votos.