segunda-feira, 17 de março de 2008

Boas ideias

1. Um (relativamente) novo sítio de consulta obrigatória para seguir a produção intelectual (sobretudo) francófona nos domínios sociopolíticos: La Vie des Idées.


2. O sítio é dirigido por Pierre Rosanvallon, que coordena também La République des Idées e, em particular, a colecção com o mesmo nome publicada na Seuil. O último título da colecção é Trois Leçons sur l’État-Providence, de Gøsta Esping-Andersen, com Bruno Palier (Éd. du Seuil / La République des Idées, 2008, 140 pp., 10,50 euros).

3. Trata-se de nova obra fundamental, em três lições condensadas, de um dos autores que mais contribui para (re)pensar o estado-providência. A primeira lição é sobre a necessidade de o estado-providência acomodar, facilitar e promover a plena participação das mulheres no mercado de trabalho; a segunda, sobre a necessidade de recentrar as políticas sociais na promoção da igualdade de oportunidades para os mais jovens; a terceira, sobre a necessidade de assegurar a equidade intrageracional (e não só intergeracional) nos sistemas de pensões.

4. Para responder aos dois primeiros objectivos, Esping-Andersen defende ser indispensável a multiplicação e qualificação das instituições públicas de guarda, socialização e aprendizagem das crianças. Por isso são boas ideias as políticas que têm por objectivo abrir mais e melhores creches públicas, bem como promover uma escola pública de qualidade a tempo inteiro